domingo, 7 de fevereiro de 2010

Taare Zameen Par: Every Child is Special (Como Estrelas na Terra: toda criança é especial)

Artistas, de uma maneira geral, conseguem captar a alma humana com mais transparência que nós, psicólogos/as. Filmes, romances, pinturas, fotografias mostram muito de personalidades, maneiras de viver, costumes sociais e familiares com muita profundidade. Uma de minhas professoras da faculdade ensinou-nos a perceber costumes através de romances e novelas. As novelas brasileiras, principalmente, trabalham com costumes recentes e formam opinião sobre questões sociais.

Obras de arte podem ser utilizadas por nós como instrumentos de acesso a questões que precisam ser trabalhadas na escola. Tenho muito interesse em filmes de curta metragem, porém nosso acesso a eles não é muito facilitada. Isto deve mudar com o u-Tube, mas confesso que tenho pouca familiaridade com este instrumento. Quanto aos de longa-metragem, é necessário muito tempo para trabalhá-los. Mesmo assim, são muito utilizados na formação de profissionais e nos debates entre os já formados em atuação.

Toda esta introdução foi criada para eu falar de um filme que trata de dificuldade de aprendizagem.

Trata-se de Taare Zameen Par: Every Child is Special, em português Como estrelas na Terra: Toda Criança é Especial. É um filme indiano primoroso. O filme não foi lançado ainda no Brasil e nem distribuído em DVD. Mas há quem se ocupe de trazer este filme em particular e outros obras indianas de igual porte. Tem sido divulgado no Brasil através de download, mas ainda não consegui o endereço.

Vamos ao filme. Ele mostra como uma criança normal pode ser atrapalhada por dificuldades motoras e disfunções no processamento de informações que prejudicam o processo de aquisição de leitura e escrita. Apesar de curiosa e alegre, a criança não é compreendida em suas dificuldades e não sabe como solucionar os problemas que os adultos lhe apontam. Entra em grande sofrimento, pois tudo que tenta como solução lhe rende mais problemas ainda. Como estrelas na Terra mostra esta questão escolar com grande sensibilidade e profundidade. As dificuldades enfrentadas pela família desorientada, assim como a escola costuma lidar com a situação e o principal sintoma da criança também têm lugar no filme.

Buscando o endereço para disponibilizar o filme aqui, encontrei um sítio que foi construído com o objetivo de trazer Como estrelas na Terra para os cinemas brasileiros. É elaborado pelo Sr. Ibirá Machado e deve ser visitado devido à riqueza de informações que disponibiliza. O sítio é

http://cinemaindiano.blogspot.com/

e traz detalhes dos atores, diretores, produtores, pólos de produção cinematográfica da Índia, filmes, propagandas.

Solicito que acessem a sinopse que o Ibirá escreveu, de modo a dar-lhe o crédito devido a seu esforço cultural. Em seu sítio poderão assinar um abaixo-assinado para trazer o filme para os cinemas brasileiros, além de contribuir com uma campanha de alimentação para crianças desfavorecidas da Índia. A primeira postagem fala do filme e a segunda é uma crítica que Ibirá escreveu sobre ele (esta acrescenta informações que melhoram a compreensão do filme).

http://cinemaindiano.blogspot.com/2008/06/taare-zameen-par.html
e
http://cinemaindiano.blogspot.com/2008/06/como-estrelas-na-terra.html

Enquanto procuro o endereço para baixar o filme, ajudemos o Ibirá em seu esforço de trazer essa fantástica obra para o Brasil, assinando o abaixo-assinado já referido. Conto com vocês!