domingo, 7 de novembro de 2010

Dez mil acessos

Quando este blog completou 1.000 acessos, fiz questão de marcar a data com um pequenino texto. Neste eu agradecia às pessoas que me reforçavam em minha tarefa de registrar minha produção intelectual. De lá para cá, todos os milhares foram comemorados com uma postagem entitulada com o devido número. Este novo milhar é bastante significativo para mim, assim como o foi o primeiro.

A escrita é, para mim, uma necessidade. Principalmente, em minha atividade laboral, preciso escrever porque não disponho de colegas psicólogas escolares tão próximas ao ponto de discutir as idéias que me vão surgindo. Meus amigos mais próximos estão sempre ouvindo estas minhas idéias, minhas angústias, meus limites, as barreiras que a psicologia nos impõe, as dificuldades que a instituição em que atuo me apresenta.

Por perceber a solidão típica da psicologia, meu amigo Jorge Pimentel me sugeriu escrever um livro. Minha colega de faculdade e amiga, Ana Karina de-Farias, escritora de vários títulos em Psicologia Comportamental, indicou-me a importância de profissionais práticos como eu teorizar sobre suas áreas de atuação. Disponibilizou-se para escrevermos juntas um livro sobre Psicologia Escolar. Anos depois da primeira sugestão, o mesmo Jorge mostrou-me como seria fácil iniciar um livro com um blog.

Pois aqui estamos, após um ano e meio da criação deste blog, atingindo 10.000 acessos.

Minha frequencia de postagens caiu um pouco, mas tenho motivos laborais que explicam isto. Temos escrito muitos relatórios sobre nossos pequenos clientes, seus pais e professores. Isto esvazia um pouco a elaboração intelectual teórica. A intensidade de trabalho prossegue. A quantidade de livros lidos como apoio à prática da psicologia tem aumentado conforme vocês podem conferir na postagem homônima. A novidade que trago agora é que este blog se transformará em livro, conforme a sugestão dos meus amigos queridos já citados.

Meus agradecimentos não são palavras vazias. Agradeço imensamente às pessoas que participaram da elaboração deste blog em todas as suas fases:
Jorge Pimentel,
Nilvania Faria,
Cleide Souza,
Carlos Adamuz,
Lana Vieira,
Veida Capone,
Cristina Ramos,
Ana Karina de-Farias,
Valentina Fonseca,
Alessandra Sousa,
meus alunos e minhas alunas, professoras que atendi, pais provocadores, leitores/as, ex-alunos.

Conforme prometido ao Carlos, a festa de comemoração acontecerá na terça-feira, às 19 horas, no velho e bom Acarajé da Rosa da Asa Norte. Todos estão convidados, exceto os listados acima que são convocados.


Obrigada!

Vicenza Capone