terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conselho de Classe

Muitos detalhes do trabalho dentro de uma escola são essenciais para a boa execução da psicologia escolar. O mais importante é o Conselho de Classe (CC), quando todas/os as/os professoras/es expõem detalhes do rendimento de seus alunos e alunas. As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, de comportamento, familiares ou sociais são os mais pormenorizados. Aí está a riqueza do evento para o nosso trabalho.

O CC do primeiro bimestre é muito importante para nós porque apresenta os casos de que deveremos cuidar logo no início do ano. Como a maioria do corpo docente permanece nas escolas de um ano para o outro, os antigos conhecem os casos mais complicados e informam as/os professoras/es novas/os. Nós aproveitamos as informações nesse momento. Como psicólogos não são comuns dentro das escolas ainda, a nossa presença estabelece o nosso interesse e parceria.

No caso de psicólogos residentes, considero a participação nos CC indispensável. Não há desculpa para a nossa ausência. Durante o CC devemos expor o trabalho desenvolvido com cada aluno/a em pauta para mostrar que estamos agindo. Muitas vezes nossa produção não é reconhecida devido a sutileza característica do nosso labor. Os CC são momentos privilegiados de exposição de avanços conquistados, tanto por parte das professoras, quanto nosso. Além disso, durante a reunião, os professores parceiros vão apresentando sua visão dos nossos sucessos e os descrentes vão sendo conquistados.

Essas reuniões são compostas de todos os atores pedagógicos da escola e são momentos especiais para que entendam nossa atuação profissional. Infelizmente, como os pequenos são muitos e as reuniões costumam ser difíceis, é necessário paciência e empenho para ter voz. Como ocasião privilegiada, um CC deve ser bem preparado para surtir os efeitos positivos que precisamos para melhorar nossa aceitação pelo grupo.

O CC é marcado pelas/os professoras/es durante as reuniões ordinárias. Nem sempre podemos participar dessas reuniões. Ao se informar da data do CC, desmarque qualquer outro compromisso. E não espere ser informada do evento, busque sempre informações da sua escola. Fazemos parte da escola, mas não somos essenciais, portanto, não estabeleça um pedestal e se poste nele. Ande com as pessoas ao lado! Reserve um tempo para preparar sua fala durante a reunião. Os profissionais presentes perceberão que houve planejamento para a reunião e valorizarão sua postura. A secretaria da escola pode fornecer a lista de alunos por turma. Essa lista facilita imensamente a participação no CC. Os alunos e alunas em atendimento devem ser destacados na sua lista e pelo menos uma frase deve ser dita quando estiverem em pauta para que os demais profissionais saibam que estão em acompanhamento com a/o psicóloga/o da escola.

Os casos de alunos/as mais comprometidos são sempre expostos pelos professores. Nesta hora ocorrem pedidos de auxílio de profissionais de fora de sala de aula. A partir do que é dito pelos professores, é possível oferecer uma orientação de ação com o/a aluno/a em sala de aula e pensar em qual atuação é melhor para o caso. Não é necessário informar as/os professoras/es sobre o planejamento, mas é essencial que nossas ações sejam comunicadas ao grupo que solicitou o atendimento. Assim, se houve um pedido durante uma reunião, deve-se entender como um pedido coletivo e é durante uma reunião que deve ser oferecida a devolutiva do atendimento. Este deve ser relatado independente de resultados positivos ou negativos.

É extremamente necessário marcarmos nossa atuação e presença. Nossa participação nas escolas está cada vez menor. Esta é a preocupação que gerou a construção desta página. Precisamos urgentemente mostrar que a escola funciona melhor com o nosso serviço. E esse serviço deve ser prestado com excelência.

Esses detalhes não são lembrados por professores de faculdade e por isso os alunos de psicologia não são preparados para participar de CC. Provavelmente por nunca terem sido psicólogos escolares de fato, os professores de psicologia escolar nas faculdades pecam por ignorância. Um item tão importante como a participação de um profissional no CC nunca foi tratado em nenhum dos livros de Psicologia Escolar que eu tenha lido.