domingo, 4 de setembro de 2011

Tecnologia psicológica nacional

Na semana passada tivemos a oportunidade de assistir a palestra "A Neuropsicologia de Vigotski-Luria e a correção nas dificuldades do ensino" proferida pela Professora Tatiana Akhutina, que trabalhou como fonoaudióloga no laboratório de Neuropsicologia do Instituto Neurocirúrgico Budenko, sob a orientação de A. R. Luria. Ao final da explanação Akhutina foi aplaudida e saudada pela sua generosidade em expor de forma clara e profunda sua técnica de trabalhar a atenção de crianças com problemas de aprendizagem. Ela trabalha em uma clínica multiprofissional chamada Escola de Atenção.

Eu estava frustradíssima!

A tecnologia russa exposta com tanta clareza, gentileza e profundidade pela doce Akhutina me pareceu chata e ultrapassada. Fiquei imaginando meus alunos, tão exigentes que são, me olhando após a apresentação da sequencia de instrumentos que ela nos mostrou.

Nossos alunos questionam o método de ensino que é utilizado com eles e nos gritam isso com seu sintoma. Eles querem algo além, querem algo dinâmico e divertido. Sua atenção é flutuante, atentam-se a tudo ao mesmo tempo. Como isto não é valorizado pela escola, se tornam um problema em sala de aula. Não posso falar nada sobre os alunos russos. Acrescento que esta idéia sobre a denúncia de erros através de sintomas de dificuldade de aprendizagem não é minha. Quem me dera!

Posso afirmar que realizo trabalho de treino de atenção há dez anos com meus alunos e que, além de atenção, desenvolvo junto com eles sua capacidade de análise, adaptação dos instrumentos, postura corporal propícia ao estudo, percepção de suas próprias necessidades, respeito ao entendimento e tempo dos colegas, cooperação, coordenação motora, raciocínio lógico-matemático, uso de regras em benefício próprio.

Meu choque com a palestra proferida por Akhutina mora na ignorância da academia com as ações realizadas por profissionais práticas como eu. Não é por acaso que nunca recebemos um comentário de uma acadêmica neste blog.

Por causa deste choque resolvi colocar em ação o plano antigo de compartilhar o método de atendimento psicopedagógico que desenvolvi com meus pequenos. A partir desta publicação apresentarei os diversos instrumentos de apoio ao desenvolvimento infantil encontrados em lojas de brinquedos: os jogos de tabuleiro.

Referência:
http://www.uniceub.br/noticias/not001_visualizarnoticia.aspx?ID=56d44c3649, em 06/09/2011